22 de novembro de 2024

ESPÍRITO SANTO

Cidades

Casos de Febre Oropouche aumentam no ES com 377 ocorrências

Laranja da Terra, localizada na Região Noroeste do Estado, é a cidade mais afetada com 104 registros

Dados divulgados nesta quinta-feira (11) pela Secretaria da Saúde (Sesa) mostram que os casos de febre Oropouche estão se espalhando pelo Espírito Santo. O Estado contabiliza, neste momento, 377 casos confirmados em 2024.

Entre as cidades com mais casos estão Laranja da Terra com 104, Rio Bananal com 68, Colatina com 48, São Gabriel da Palha com 21, Ibiraçu com 20, Anchieta com 30 e Fundão com 18.

Na Região Metropolitana da Grande Vitória, o número de casos é significativamente menor, com Serra registrando 3, Vila Velha 4, Vitória 6 e Cariacica nenhum caso.

A febre Oropouche, assim como outras arboviroses, a exemplo da dengue, chikungunya e zika, surge devido à criação de um ambiente propício para criadouros de mosquitos transmissores.

“Elas são ocasionadas em função de questões socioambientais. Então, a falta de saneamento, uma disponibilidade parcial, ou, às vezes, até indisponibilidade de água tratada para consumo humano, a falta de cuidados com o entorno dos domicílios e, principalmente, com o interior dos domicílios, que proporcionam o acúmulo inadequado de água”, explica o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Jesem Orellana.

LEIA MAIS…

 

Deixe um comentário