22 de novembro de 2024

ESPÍRITO SANTO

Cidades

Conheça os gaviões que salvam outras aves de incidentes aéreos no Aeroporto de Vitória

Osco, Shiluba e Pan são os três gaviões que se revezam no afugentamento de outras aves no terminal aéreo de Vitória com objetivo de evitar os “birds strikes”, colisões de pássaros nas aeronaves.

Rondas diárias, troca de turnos, controle de peso e de alimentação, sistema de recompensas e até número de matrícula. Essa é a rotina de três gaviões da espécie asa-de-telha que vivem no Aeroporto de Vitória. Osco, Shiluba e Pan têm vidas de popstars e atletas. O “trabalho” deles é importante: ajudar no controle de fauna no local e evitar o “bird strike”, ou a colisão de aeronaves com pássaros.

O dia a dia das aves começa cedo, logo depois que um dos cinco integrantes da equipe controle ambiental do aeroporto chegam para o expediente. De acordo com o biólogo que coordena o setor, Felipe Furtado, a primeira tarefa feita com os gaviões, após eles serem retirados das baias onde dormem, é o controle de peso.

“Os gaviões voam de acordo com o peso deles, que influencia na variação de humor da ave. Aqui, eles têm vida de atleta e treinam para ganhar músculos, o que possibilita voos mais eficientes. Eles são muito mimados e também são monitorados diariamente para saber se estão gordos ou se estão magros, por exemplo”, explicou.

LEIA MAIS…

Deixe um comentário