22 de novembro de 2024

ESPÍRITO SANTO

Cidades

ES entra em nível de atenção para a crise hídrica e governo alerta sobre uso de água; confira as recomendações

Governo publicou decreto com orientações para prefeituras, indústrias e outros órgãos visando economizar água durante a época de estiagem. Norte do estado é região onde os rios estão com a vazão mais baixa.

O Espírito Santo entrou em estado de atenção hídrica devido a situação dos níveis baixos dos rios pela falta de chuva. A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) publicou no Diário Oficial desta terça-feira (16) orientações para o uso racional da água para que os cidadãos, prefeituras, agências reguladoras de serviços de água e esgoto e indústrias fiscalizem o desperdício e penalizem quem não respeitar as recomendações.

O diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert, disse em uma entrevista ao vivo durante o Bom Dia Espírito Santo que o nível dos rios é mais preocupante no Norte do estado.

A cidade de Aracruz, que fica na região norte, decretou situação de emergência na segunda-feira (15) por causa da seca, que já dura seis meses.

Segundo o relato de agricultores, eles tiveram prejuízos na produção de café na safra deste ano e também na produção de leite e derivados. Sem a chuva, as pastagens secaram e o gado está com pouca água para beber, além das queimadas que pioraram a situação da seca na cidade.

LEIA MAIS…

 

Deixe um comentário