Estudo avalia dessalinização de água do mar no ES
A expectativa é de que, ainda em setembro de 2024, o governo estadual apresente os resultados dos estudos de viabilidade técnica
Uma opção que está sendo avaliada para garantir o abastecimento de água na região da Grande Vitória, onde vivem 49% dos habitantes do estado, é a dessalinização da água do mar. Por enquanto, a possibilidade está em fase de testes para verificar sua eficiência.
A expectativa é de que, ainda em setembro de 2024, o governo estadual apresente os resultados dos estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídico-institucional conduzidos pelas empresas GS Inima Brasil LTDA, Promulti Engenharia Infraestrutura e Meio Ambiente, Consórcio Líder Infraway Estruturadora de Projetos LTDA e Hidrostudio Engenharia S/S.
Se os testes demonstrarem que a ideia é vantajosa, será construída uma usina de dessalinização com capacidade para converter 1.100 litros por segundo de água salgada em água doce. O subsecretário estadual de Gestão e Parcerias, Ricardo Pessanha, comentou que o projeto teria investimento aproximado de R$ 500 milhões e volume compatível para abastecer uma cidade com mais de 550 mil habitantes.