Rios Jucu e Santa Maria precisam de cuidados para garantir abastecimento
Confira as ameaças que estes rios de pequeno porte, mas com importância estratégica gigante, enfrentam
Quase metade da população do Espírito Santo reside na Grande Vitória, que compreende os municípios de Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, além da capital.
O número de habitantes registrado pelo Censo 2022 foi de 1.880.828, o que representa cerca de 49% da população capixaba. A manutenção da vida e da atividade econômica nessa região depende de dois rios considerados de pequeno porte, o Jucu e o Santa Maria da Vitória.
Apesar de pequenos em extensão, com média de 130 quilômetros cada, e pequenos em volume de vazão, girando em torno de 20 mil litros por segundo (ou 20 m³ por segundo), esses rios têm uma importância estratégica gigante para a região central do Estado.
As duas bacias hidrográficas a qual pertencem concentram a maior diversidade de usos registrada em todo o Espírito Santo. Elas abastecem o consumo humano, servem a um parque grande de indústrias, ajudam na geração de energia por hidroeletricidade, são essenciais para a produção de alimentos hortigranjeiros, e ainda recebem demanda do turismo, pois cortam cidades com potencial turístico grande.